O iconógrafo é aquele que transcreve os ícones que foram legados pela tradição da Igreja, e para cumprir esta tarefa necessita da fé, conhecimentos técnicos e sensibilidade...

-Frei Celso-

Fases

Fase inicial 1980 – 1987. Período de aprendizagem das técnicas e busca de conceitos.  Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre/RS com os professores: Wilson Alves, Clébio Sória, Solange Vignoli, Ana Isabel Lovatto e Anete Abarno. Figura humana com Plínio Bernhardt. Desenho e pintura com Vera Duarte e Marília Z. Hasmann na Escola de Belas Artes de Rio Grande/RS.

Fase de elaboração 1988. Processo de elaboração de uma linguagem e a descoberta das bestas. Eliane Santos Rocha em Porto Alegre/RS.

Fase de maior aperfeiçoamento 1989 -1990. Rio de Janeiro. Escola de Artes Visuais do Parque Lage com os professores de desenho e pintura: Hilton Berredo, Gianguido Bonfanti, Astréa El-Jaick e Luiz Pizarro. Com Maria Cecília Castro Pinto a técnica da pintura a guache no atelier desta. Conservação e restauração de obras de arte com Magaly Oberlaender. História da Arte com Irene Alhanati no Museu Nacional de Belas Artes. Pintura e seus materiais com Katie van Scherpemberg na Fábrica de Artes da Universidade Santa Úrsula. Papel artesanal e linguagem visual no Atelier de Ana Durães.

Fase de horizontes mais amplos 1990 - 1993. Itália - Roma. Mestrado em Arqueologia Paleocristã no Pontifício Instituto de Arqueologia Cristã (PIAC) enfocando a técnica da pintura greco-romana. Iconografia Bizantina em Pádua e Trento com os iconógrafos Giovanni Mezzalira, Fabio Nones e André Davidof, no Centro Ecumênico Russo Vladimir Solov’ev e André Rublev. Miniatura e Pintura sobre pergaminho com Don Sante Casonato na Abadia de Praglia, Pádua. Técnica da pintura de afrescos com Lucia Focarelli Bugiani em Pistóia.

Fase de execução de projetos e expansão dos conhecimentos 1994 – 1997.  Caxias do Sul/RS. Professor de pintura no Núcleo de Artes Visuais. Coordenação do Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Trabalhos de restauração para igrejas e particulares. Pintura de ícones para igrejas e pessoas interessadas. Estudos e pesquisas para a tese de doutorado. Participação de Exposições Coletivas. Palestras.

Fase do doutorado 1998 – 2000. Itália – Roma. Pontifício Instituto de Arqueologia Cristã (PIAC), defesa da tese com o título: Caratteri e Dinamica della Tecnica Pittorica nelle Catacombe di Roma.

Fase de concretizações, magistério e exposições 2000-2009. Caxias do Sul/RS. Professor de História de Arte, pintura e desenho na Universidade de Caxias (UCS) e no próprio atelier. Direção do Museu dos Capuchinhos do RS. Trabalhos de restauro para igrejas e particulares. Palestras. Exposições individuais: “Ícone luz do divino olhar” (2003); “Speculum Bestiarum” (2008).

Fase atual (2010). Caxias do Sul/RS.
Dedico-me atualmente à pintura de ícones, dois painéis em vista de uma exposição coletivo no mês de Outubro. Também estou realizando alguns trabalhos de restauração e conservação para o Museu dos Capuchinhos e particulares. Tenho também um grupo de alunos de desenho e pintura que freqüentam meu atelier uma vez por semana.